nómada (nó.ma.da): Algo ou alguém sem local de residência fixo
NØMADA é uma marca de vinhos itinerante que visa, em colaboração com produtores locais, lançar vinhos que representem fidedignamente as castas, o terroir e as práticas específicas de cada região. Durante cada vindima partiremos numa viagem em que, em parceria com produtores locais, iremos produzir um lote único e exclusivo: um lote NØMADA.
Convidamos-vos então a embarcar nesta aventura pelo nosso país fora.
História e Missão
Fundada em 2022 por Sebastião Mota Veiga e Manuel Júdice, a marca teve desde o início o objetivo de revelar os vinhos de diversos e distantes lugares. Com mais de 6000 castas por todo o mundo, provenientes dos mais variados locais, muitas carregam tradições e histórias próprias, porém ainda por contar. A maioria permanece desconhecida e é a nossa missão engarrafá-las e dá-las a conhecer. Para compreender plenamente o propósito da marca NØMADA, é fundamental compreender a essência de ser um nómada.
Ser um nómada é na realidade entender que a nossa verdadeira casa é o mundo, como um todo. É querer explorar todos os seus recantos mais inóspitos e não ter medo de mergulhar numa aventura onde o destino não está traçado. Tal como disse Ralph Waldo Emerson, “Do not go where the path may lead, go instead where there is no path and leave a trail”.

Equipa

Sebastião Mota Veiga
Fundador
Nascido em Lisboa, Sebastião Mota Veiga descobre cedo o mundo dos vinhos, pela mão do pai, Luís Mota Veiga, consultor de variados produtores nacionais, que o levava regularmente a quintas e eventos vinícolas aguçando assim o seu interesse pelo setor.
Após duas vindimas na adolescência, decidiu então licenciar-se em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, fomentando a sua paixão pela indústria.
Durante a vindima 2022 embarca para a Ilha Do Pico onde pensou como poderia um estudante universitário, sem vinhas, criar uma marca de vinhos sustentável e diferenciada. Nasce então o primórdio da marca NØMADA.
Manuel Júdice
Fundador
Manuel Júdice teve o seu primeiro contacto direto com o universo vinícola durante uma vindima em Colares, com o seu amigo Sebastião, experiência essa que contribuiu para o desenvolvimento do seu interesse pelos vinhos.
Enquanto frequentava os estudos de Economia na Nova School of Business and Economics, Manuel desenvolveu um fascínio pelos negócios e empreendedorismo. Paralelamente, a sua paixão pelo vinho crescia, levando-o a aceitar o convite de Sebastião para embarcar nesta jornada.
Atualmente, além do seu envolvimento na marca NØMADA, Manuel desempenha um papel ativo num fundo de capital de risco, promovendo o crescimento de startups. A sua ligação à marca NØMADA reflete não só o seu espirito aventureiro, como o seu amor por viajar e explorar o mundo.
